Guia Freguesia

A Freguesia do Ó que completa 430 anos em 2010 é um dos bairros mais antigos da cidade de São Paulo, conseguiu manter muitas tradições populares com o passar dos anos. Sua história confunde-se com a de São Paulo e até do Brasil. Há fortes indícios de que, antes mesmo da fundação de São Paulo, pelo padre José de Anchieta, outros visitantes já haviam passado por ali.
Festa do Divino Espírito Santo, Romaria a pé a Bom Jesus do Pirapora e a Folia de Reis são exemplos significativos da cultura do bairro da região noroeste.
Desde a sua fundação, em 1580, em pleno período colonial, passou por fatos relevantes. Foi fundado por um bandeirante; serviu de retiro campestre para figuras importantes do Império e, depois na República, foi produtor de cana-de-açúcar e da "Especial Caninha do Ó''.
Após a primeira década do Século 20 ganhou impulso a fase de urbanização com os loteamentos, expandindo-se por sobre a Serra da Cantareira. Deixou de ser um bucólico recanto rural para entrar no ritmo da cidade e tornar-se o que é hoje, um dos principais bairros de São Paulo, centro de uma ampla região que abrange quatro subdistritos (Brasilândia. Nossa Senhora do Ó, V.N. Cachoeirinha e Limão), formados por inúmeras vilas e jardins.






domingo, 13 de junho de 2010

PRAÇA DO LARGO DA MATRIZ


Praça do Largo da Matriz Velha, onde se localizava a igreja até um incêndio destruí-la. Assim essa Praça ficou apenas como uma área de lazer para as pessoas do Bairro. Lá encontramos Mesas Para Jogos, bancos e até uma pista para discos.
É um lugar freqüentado pelas pessoas que moram ao seu redor, e utilizado também por pessoas que saem das missas na Igreja da Matriz e ficam por lá conversando com pessoas conhecidas e até mesmo se divertindo.
A Igreja da Matriz é um templo católico que tem jurisdição sobre outras igrejas. Marco cultural do bairro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário