Em 1901 foi inaugurada a nova igreja da Matriz, ela foi reconstruída,pois anteriormente ocorreu um incêndio que a destruiu e pensando na necessidade de uma igreja de maior dimensão para oferecer um maior conforto aos religiosos,ela foi modificada e mais pessoas podem freqüentá-la.Mas infelizmente,sua arquitetura esta sendo denegrida pela própria população com atos de vandalismo,como por exemplo: as pichações.
domingo, 13 de junho de 2010
IGREJA DO LARGO DA MATRIZ

A Praça da Matriz é um espaço para o convívio social,onde foi construído uma pista de malha e de bocha.Os antigos casarões ao lado da igreja se transformaram em restaurantes,pizzarias e bares especializados,com atração principal a música ao vivo,tornando-se um ponto de encontro de universitários,jornalistas,empresários e até mesmo de pessoas famosas,e a sua arquitetura antiga acaba atraindo bastante as pessoas de todas as idades que ali freqüentam.
PRAÇA DO LARGO DA MATRIZ
Praça do Largo da Matriz Velha, onde se localizava a igreja até um incêndio destruí-la. Assim essa Praça ficou apenas como uma área de lazer para as pessoas do Bairro. Lá encontramos Mesas Para Jogos, bancos e até uma pista para discos.
É um lugar freqüentado pelas pessoas que moram ao seu redor, e utilizado também por pessoas que saem das missas na Igreja da Matriz e ficam por lá conversando com pessoas conhecidas e até mesmo se divertindo.
A Igreja da Matriz é um templo católico que tem jurisdição sobre outras igrejas. Marco cultural do bairro.
A Igreja da Matriz é um templo católico que tem jurisdição sobre outras igrejas. Marco cultural do bairro.
CASA DE CULTURA SALVADOR LIGABUE
A Casa de Cultura oferece várias atrações para toda a família, durante os meses comemorativos, como shows, apresentações de Capoeira, rodas de gingado, etc.
Um local com exposições da antiga Freguesia do Ó, com fotos e quadros expostos para as pessoas que vão visitar e conhecer a Casa.
Com professores especializados e mestres de capoeira, as crianças de todos os níveis aprendem formas diferentes para se jogar capoeira e aprendem também uma nova forma de expressão cultural brasileira onde se mistura música, esporte, luta, dança e até mesmo brincadeiras.
Na Freguesia do Ó, localizamos uma junta de serviços militares que serve para atividades em órgãos das Forças Armadas Brasileiras (Exército, Marinha e Aeronáutica) durante um ano.
Podemos verificar nesta foto a degradação do estabelecimento que mais deveria ser preservado. No entanto, está todo pichado.
O Reservatório cultural, que faz parte de alguns bairros paulistanos de classe média, transforma alguns locais de áreas ociosas em espaços para lazer e cultura para toda a população.
Em locais como este, podemos achar diversas atividades como pintura, desenho, música, teatro, biblioteca com leitura ao ar livre, entre diversas outras formas de diversão e entretenimento.
As atividades que são oferecidas pelos reservatórios culturais em geral, são totalmente gratuitas.
POP ART EM UM MURO DO BAIRRO
Nas ruas da freguesia do Ó, vemos vários tipos de grafite que se misturam a Pop art. Para muitos grafiteiros, isso não é apenas uma forma de obra de arte, eles demonstram seus pensamentos através de uma imagem que represente o que eles estão sentindo.
Atualmente, esse tipo de arte passou a incluir todo o tipo de expressões criativas no espaço coletivo. Esta designação adquiriu assim um novo significado e pretende identificar a Arte que se faz no contexto Urbano à margem das instituições públicas.

Como o bairro Freguesia do Ó é muito grande geograficamente, podemos encontrar diversos muros e fachadas com esses desenhos (denominados grafites por muitas pessoas).
Atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, mais especificamente, da street art ou arte urbana - em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade. Entretanto ainda há quem não concorde, equiparando o valor artístico do grafite ao da pichação, que é bem mais controverso.Sendo que a remoção do grafite é bem mais fácil do que o piche.

Hoje em dia o que mais se fala é sobre cuidar da natureza, manter a cidade limpa, etc. E o ponto principal para ajudar com isso é fazendo a reciclagem do lixo. Na freguesia do Ó, podemos encontrar diversos depósitos de lixos recicláveis como este na foto, onde as pessoas por vontade própria ou até que raramente por incentivo de voluntários separam seu lixo domiciliar e os depositam nesses lugares, que são encaminhados para depósitos grandes que são responsáveis por torná-los em objetos de reuso.

“Mega Sena acumulada em 47 milhões”, é este o sonho de qualquer pessoa, de ganhar todo este dinheiro ou até mesmo um mínimo que seja deste valor. Quem mais tem essa crença de que “Um dia eu hei de ganhar este prêmio!” são geralmente pessoas mais idosas que são mais confiantes em certas coisas, isto se comprova nesta foto, pois se observamos as pessoas na fila da lotérica, tem mais idosos e somente um no fim de fila mais jovem. Mas eles estão certos, existe aquela velha frase: “Quem sonha, sempre alcança!”.
Barraca de Pastel na Ponte da Freguesia do Ó
Barraca de Ervas Medicinais
Feira Cultural do Supermercado Extra
Nesta feira cultural, localizada dentro do supermercado Extra podemos visualizar objetos de enfeite feitos á mão, ou seja itens de artesanato. Desde ímãs de geladeiras, porta bijuterias até mesmo porta-retratos, que são bastante comercializados. Cada um com seu preço justo para um trabalho tão difícil e detalhado que quem os faz precisa de muita dedicação e paciência para que obtenha este ótimo resultado.
Nesta foto visualizamos um homem extraindo o suco da cana-de-açúcar para poder vender a bebida tão apreciada por muitas pessoa,o caldo-de-cana. Se olharmos com uma outra visão, e até mesmo repararmos um pouco mais ao fundo da foto, veremos a grande rede de supermercados Extra. Dessa forma, podemos verificar uma disparidade social que é tão presente nesse bairro.
Escola de Samba Sociedade Rosas de Ouro
A Sociedade Rosas de Ouro é uma das Escolas de Samba favoritas da cidade e freqüentada por uma variedade de pessoas. Desenvolve atividades com crianças e idosos ao redor da quadra. Procura ajudar os menores carentes, retirando-os das ruas, semáforos e etc. Ou seja, podemos dizer que esta escola de samba, que foi a vencedora do Carnaval 2010, é um dos maiores orgulhos aos amantes do carnaval e do samba, ou até mesmo daqueles que só prestigiam de longe esta “diversão”.
quarta-feira, 9 de junho de 2010
A Freguesia é um bairro onde encontra-se muitas praças, sendo que as mesmas, geralmente a cada 15 dias são limpas e carpidas por trabalhadores contratados pela Prefeitura, ocasionando aos moradores ou a quem quer que seja uma sensação agradável por estar em um ambiente limpo. Mas isso não é fácil de se manter, por isso as pessoas devem fazer sua parte que é no mínimo não jogar lixo ou entulhos nas ruas e locais públicos, evitando danos - por exemplo: enchentes nas residências, e danos maiores ainda na natureza e ao próprio bairro.
Assinar:
Postagens (Atom)